domingo, 14 de outubro de 2007

PARQUE PEDRA FURADA - VENTUROSA/PE

-

O Parque Pedra Furada está nas proximidades do Vale do Catimbau, vizinho do distrito de Buíque/PE. O parque situa-se em uma zona de transição de vegetação, onde há a presença da mata agrestina e fortes indícios da caatinga. Cactus, altitude, rochas e vegetação rasteira são bons candidatos às palavras-chave deste lugar cujo tempo parece retroceder à idade antiga, onde o homem vivia ainda em cavernas.


Em 1985 a Prefeitura de Venturosa construiu o Parque Pedra Furada que dispõe de infra-estrutura básica. O Parque possui estacionamento e uma escadaria para subir à base do arco da pedra.


A vista do alto é fantástica. De lá nós podemos ver os sítios e pequenas fazendas, em suas hortas e outras culturas, como pequenos quadrados de cores alternadas. De cima ouve-se somente os pássaros e o som gerado pelas tarefas diárias dos agricultores e crianças que correm e brincam nos pátios e quintais. Tudo isso de modo bem suave e distante.




Na base da serra que comporta a Pedra Furada, exatamente na entrada do parque, existe a propriedade de Franco, que nos recebe com grande simpatia e cordialidade. Nesta propriedade há a Lanchonete Franco que disponibiliza o espaço para camping, onde são oferecidos serviços de refeições regionais, banheiro, iluminação noturna e segurança. Franco também costuma realizar eventos tais como forrós e serestas. Tudo é bastante simples e rústico, porém agradável e bucólico. Trata-se de uma excelente alternativa para quem viaja pela BR-232 e pode dar uma "quebrada" para a cidade de Pedra para fazer uma visita ao parque.


Por Tony Carvalho
Ver site:

***


FICHA TÉCNICA




Camping e Restaurante: Lanchonete Franco (Parque Pedra Furada)
Proprietário: Ivanildo Franco
Serviços: Refeições regionais, camping, banheiro, iluminação e segurança.
Contatos: 87 9115-3684
Localização: Estrada para Venturosa, rodovia PE-217. Estrada de terra situada à 5 km de Venturosa e à 30 km de Pesqueira a partir da rodovia PE-217.

Um comentário:

Maria Goretti disse...

Olá,
Fui uma vez a Pedra Furada fazer rapel e amei o lugar. Pena que suas fotos não abriram.
Se tiver como, gostaria que me enviasse.

Atenciosamente,
Maria.
gorettim@hotmail.com